Facebook? MSN? Nada disso. Segundo relatório do Pew Internet and American Life Project, buscas e e-mail ainda dominam a vida online nos EUA.
Apesar da guerra declarada entre as redes sociais, em que são travadas batalhas sem fim entre Facebook, Twitter e Google+, o que as pessoas mais fazem na Internet são duas coisas básicas: pesquisar e trocar e-mails. Esta é uma das descobertas reveladas por um relatório divulgado na terça-feira (9/8) pelo Pew Internet and American Life Project.
Com base em dados coletados entre abril e maio de 2011, o relatório mostra que 92% dos adultos com acesso à Internet usam motores de busca para encontrar informações na web (59% fazem isso todo dia). Coincidentemente, 92% dos adultos online usam a web para checar e-mail e 61% fazem isso diariamente.
“Desde que o Pew Internet Project começou a acompanhar as atividades online de adultos na última década,essas duas ações têm emergido de forma constante como as mais populares”, afirmou a empresa. “Mesmo em 2002, mais que oito entre dez adultos com acesso online usavam motores de busca e mais de nove em dez trocavam e-mails.”
Todo dia
O uso da busca e de e-mail tem-se mantido praticamente constante ao longo dos anos,mas seu uso tornou-se mais habitual durante a última década, aponta o relatório.
“Talvez a mudança mais significativa ocorrida com o tempo seja que ambas as atividades tenham se tornado mais habituais”, destaca. “Hoje, aproximadamente seis entre dez adultos online engajam-se nessas atividades todo dia; em 2002, 49% dos adultos online usavam e-mail e apenas 29% usavam um motor de busca diariamente.”
As redes sociais também têm espaço nessa equação. A popularidade da busca web e do e-mail tem permanecido estável desde 2002, mas a sedução dos sites de redes sociais foi às alturas desde que começou a aparecer no radar da pesquisa,em 2005. Naquele ano, apenas 11% dos adultos citavam as redes sociais como atividade online; agora, 65% dos adultos incluem as redes em suas atividades.
Popular
O relatório,que foi elaborado com base em entrevistas com 2.257 adultos com pelo menos 18 anos,destaca que,por ser uma tecnologia já consolidada,a busca na web aparece como popular nos dois extremos de faixas etárias.
Cerca de 96% dos jovens adultos (entre 18 e 29 anos) usam motores de busca; entre os adultos mais idosos (com 65 anos ou mais),esse índice é de 87%. No entanto,embora 66% dos jovens adultos usem motores de busca diariamente, apenas 37% dos adultos mais idosos dizem usá-lo com essa frequência.
O relatório também aponta que o uso das buscas na web aumenta conforme a renda: 90% das residências com renda anual inferior a 30 mil dólares usaram serviços de busca, enquanto que nas residências com renda anual superior a 75 mil dólares esse índice é de 98%.
O e-mail apresenta números semelhantes: 94% dos jovens adultos e 87% dos adultos mais velhos usam e-mail. O grupo de adultos mais velhos que usa e-mail diariamente (46%) é maior que o dos que usam buscas na mesma frequência.
FONTE:Por PC World/EUA (John P. Mello Jr.)