Em 2015, o comércio eletrônico brasileiro obteve seu melhor desempenho desde a criação da Black Friday no país, faturou R$ 1,6 bilhão, um crescimento nominal de 28% em relação ao ano anterior que havia atingido R$ 1,16 bilhão.
Segundo a E-Bit, durante a Black Friday, o tíquete médio foi de R$ 580,00 um aumento de 11% em relação ao ano passado, distribuídos entre os 2,77 milhões de pedidos efetivados, um aumento de 24% da Black Friday de 2014.
E durante as 24 horas da sexta-feira 1,64 milhão de e-consumidores concluíram uma compra e as cinco categorias mais adquiridas entre os pedidos foram: eletrodomésticos, telefonia/celulares, eletrônicos, moda e acessórios e informática, com o prazo médio de entrega prometido em 13 dias.
O perfil do consumidor durante a Black Friday 2015 foi de 49% mulheres e 51% de homens, com uma renda média familiar de R$ 4.975,00, grande parte localizada na região sudeste 71%.
Veja mais detalhes no infográfico desenvolvido pela E-Bit/Buscapé:
Outros números sobre a Black Friday 2015
Segundo a ClearSale parceira do BuscaDescontos e organizador do BlackFriday.com.br, as vendas on-line somaram 1,53 bilhão de reais, distribuídos entre os 3,122 milhões de pedidos com o tíquete médio de 492 reais.
As categorias que lideraram os pedidos foram: Eletrodomésticos com um faturamento de 370,8 milhões de reais, seguidos por celulares (327,9 milhões de reais), eletrônicos (240,2 milhões de reais) e informática (146,9 milhões de reais).
Apesar da divergência dos valores entre a E-Bit e ClearSale, o fato que não tem como se contestar, é que a data está totalmente consolidada no país, todos os lojistas devem estar preparados para atender os consumidores, para ter melhor proveito em suas vendas. Então lojistas e gerente de e-commerce, profissionais de marketing e logística marque no calendário, toda a quarta sexta-feira de novembro uma data intensa de vendas.
Fonte: Black Friday Brasil vende R$1,6 bilhão no e-commerce e Vendas da Black Friday no Brasil atingem R$1,53 bi, diz ClearSale