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Como fazer um site profissional

11 pontos importantes na criação de site para empresa

24 de janeiro de 2018Vendas via internet, WebSitesPor Douglas Hideki Matsudo

Como fazer um site profissionalSe você é um empresário ou profissional liberal, esta página é para você, aqui você aprenderá como fazer um site profissional, afinal existem diversos pontos importantes que devem ser levados em consideração mesmo antes de registrar um domínio, contratar alguém para desenvolver ou criar por conta própria.

Agora, se você já tem um site e deseja melhorar, este artigo também possui dicas de como aperfeiçoar ele.

Entretanto, se ainda não está convencido em ter um site, pare para pensar, quantas vezes você ou seus amigos consultaram a internet? Antes de decidir uma compra, ou localizar um estabelecimento comercial? Ou vocês continuam fazendo uso do velho mapa e lista telefônica?

Fazer o uso da internet para estreitar relacionamentos entre a empresa e seus consumidores é a alternativa mais barata e eficiente que outros meios de comunicação, afinal o comportamento de muitos antes de decidir contratar um serviço, encontrar uma loja, ou comprar um produto é consultar em um dispositivo móvel (seja ele um smartphone, tablet, notebook) ou computador.

E para isso, ter um site é um canal de comunicação que você abre entre a sua empresa e seus consumidores, ou se preferir para novas oportunidades de negócios. Vamos conferir agora alguns pontos que você deve ter cuidado quando for fazer seu site profissional.

 

1 – Defina o objetivo

Através do objetivo, poderemos tomar decisões que irá influenciar na escolha do conteúdo, da forma que iremos comunicar com nosso consumidor, quais páginas o site terá; quais os idiomas que irá abranger (caso necessite abranger o mercado internacional). No fim, quando estiver publicado conseguiremos monitorar o tamanho do seu sucesso.

 

2 – Identifique a persona

A definição da persona é o próximo passo, pois é por meio dele que iremos nos comunicar, mas o que é uma persona? É a representação fictícia do cliente ideal.

A boa definição da persona, passa pela análise do público-alvo, identificando características comuns entre os potenciais compradores.

Qual seria a diferença entre persona e público-alvo?

Para responder essa questão vamos ver um exemplo de cada um deles para uma agência de intercâmbio:

  • Público-alvo: Homens e mulheres, de 26 a 34 anos, solteiros, graduados em engenharia, com renda média mensal de R$ 4.300. Pretendem ampliar sua capacitação profissional e gostam de viajar.
  • Persona: Marco Lopes tem 28 anos, é engenheiro recém-formado e autônomo. Têm planos em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado no exterior, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está procurando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Austrália que aceitem alunos estrangeiros.
    Exemplo persona engenheiro

    Exemplo de persona

Como podemos observar acima a persona é definido de forma mais humanizada e personalizada, ele irá contribuir para a escolha do conteúdo, o tom e estilo que deverá ser utilizado, além de ajudar a entender onde e como ele busca suas informações.

Enquanto o público-alvo representa uma parcela significativa da sociedade para quem a empresa vende seus produtos ou serviços, diminuindo o poder de persuasão no momento de desenvolver um conteúdo que agrade a uma parcela ampla de pessoas, sem se tornar tão publicitária.

 

3 – Opte por um site responsivo

Site responsivo

Os sites responsivos se adaptam em diferentes tamanhos de telas (celulares, tablet, notebooks, desktops , smart TVs e outros), com eles a sua persona irá conseguir a informação da sua empresa facilmente, não importando qual dispositivo ele optar para acessar a internet.

 

4 – Liste as seções do seu site

Planeje as páginas que o seu site terá, isso facilitará tanto no desenvolvimento do site, assim como na organização da informação.

Abaixo demonstramos um exemplo prático com as seções mais comuns em site para empresas:

  • página inicial: com uma boa imagem de abertura ou um carrossel de imagens e frases impactantes;
  • quem somos: contando um pouco da história, com foto da empresa e, às vezes, da equipe de trabalho ou sócios e diretores;
  • produtos ou serviços: com uma lista do que a companhia oferece;
  • clientes: geralmente destacando os mais conhecidos e maiores;
  • portfólio ou principais cases de sucesso: como forma de demonstrar que a empresa é confiável e entrega o que promete;
  • contato:via formulário, além dos endereços e dos telefones.

A razão de sites de empresas serem estruturados por esse conteúdo é uma só: costumam funcionar, esses itens reúnem o que a maioria dos clientes e potenciais clientes desejam saber sobre quase toda empresa.

Mas lembra-se, esse não é o único caminho, utilize o objetivo do site para nortear com mais clareza as seções que ele precisa conter.

Importante é você já elaborar uma lista dos itens que devem estar contidos em cada seção/página.

Você pode usar o velho papel e caneta para desenhar um diagrama como este:

Diagrama mapa do site

Diagrama das seções de um site

Você acaba de elaborar o mapa do seu site, um dos elementos importantes de uma boa arquitetura de informação!

 

5 – Escreva o conteúdo de cada seção

Importância do conteúdoAgora que você tem claro como serão as páginas em seu site profissional, comece a usar a criatividade, mas não se esqueça de antes realizar uma pesquisar, levantar informações que possam colaborar na elaboração do texto.

Se escrever não faz parte de seu talento, busque um profissional para realizar essa tarefa, um redator ou jornalista pode colaborar nesta etapa. Entretanto precisa deixar claro para ele, qual a mensagem que deseja transmitir em cada página.

Não se esqueça da imagem ou fotografia

Após a conclusão do texto, recomendo selecionar imagens para compor a sua mensagem, aproveite as fotos de seus produtos ou serviços, da logo da empresa, equipe, estrutura, se necessário tire fotografias bonitas para transmitir o profissionalismo da sua empresa.

 

6 – Determine quem será o responsável pelo desenvolvimento do site

Neste momento temos o objetivo, as páginas e o conteúdo pronto, basta entrar na fase do desenvolvimento. Essa é a parte técnica, normalmente precisamos de profissionais que saibam desenvolver um site, trabalhar com base de dados e configurar um servidor, para assim publicar o site no servidor.

Se você já possui esse profissional ótimo, caso contrário tome alguns cuidados antes de contratar algum.

Cuidados antes de contratar

Pesquise nos buscadores mais sobre a agência ou o profissional que irá desenvolver, visite o site e os trabalhos já realizados, apresente o escopo do projeto, neste caso o seu diagrama das seções do site.

Solicite uma proposta de desenvolvimento de site, importante que esteja claro, que irá atender todo o escopo apresentado, quais tecnologia que será utilizada, o cronograma de desenvolvimento, qual o canal de comunicação entre as partes, a respeito à confidencialidade das informações, o cumprimento dos prazos e o valor do investimento.

Pergunte se ele realizar registro de domínio, auxiliar na escolha da empresa de hospedagem do site, e se caso necessite manutenção (troca de conteúdo, novas páginas, alteração de texto) qual será o procedimento e o a ser pago por esses serviços extras se for necessário.

 

7 – Registre seu próprio domínio

O domínio é o seu endereço eletrônico, como por exemplo www.suaempresa.com.br , no Brasil quem administra todos os domínio final .br é a Registro.br (Atualmente o valor é cobrado anualmente é de R$ 40,00).

Evite ficar consultando em qualquer outro site, pois alguns fazem uso da informação para registrar antes a sua intenção de domínio para depois cobrar um ágio no valor do domínio.

Outros enviam cobranças indevidas se aproveitando da ignorância dos desinformados para extorquir dinheiro.

Se o profissional ou a agência realiza essa tarefa só se certifique que ele registre em nome da sua empresa (CNPJ) ou do proprietário (CPF) e qual o valor pelo serviço para registrar o domínio para sua empresa.

Aqui por exemplo, na ikis Comunicação Digital não cobramos para realizar essa tarefa.

 

8 – Escolha o servidor que irá hospedar o seu site

O serviço de hospedagem é necessário para manter seu site no ar, nele ficarão todas as informações do site, para que os usuários possam acessar, não importando o horário, pois normalmente eles ficam ligados sete dias da semana e 24 horas por dia.

Solicite alternativas para onde hospedar o seu site, existem diversas empresas reconhecidas no mercado e cada uma com seu pacote de serviços, e com valores correspondentes.

Normalmente o custo é mensal, algumas empresas oferecem descontos se contratado anualmente.

Importante é que a tecnologia utilizada em seu site seja atendida pela empresa de hospedagem, neste caso o profissional ou agência contratada irá auxiliar nessa escolha.

 

9 – Monitore as visitas de seu site

Monitore as visitas do site

A partir do momento que seu site está no ar, recomendamos monitorar as visitas, existem diversas ferramentas para realizar essa função, o mais conhecido e utilizado é o Google Analytics, com essa ferramenta você consegui ver por meio de relatórios dados importante sobre os visitas do seu site, entender comportamento e saber o que mais atrai seus usuários.

Solicite para que o profissional insira o código do Google Analytics em seu para tirar proveito dessas informações.

 

10 – Divulgue o seu site

Cadastrar no GoogleCom o seu site publicado e disponível para os usuários, não perca tempo e comece a divulgar para seus cliente, cadastre o site no Google, outros sites de busca, guia eletrônicos, em suas redes sociais. Se preferir contrate uma empresa de agência de comunicação digital para montar uma estratégia e promover o seu site com auxílio do Marketing Digital.

 

11 – Mantenha sempre atualização

Após a publicação do site, não se esqueça de sempre manter atualizado, afinal a sua empresa evolui, lança produtos e serviços, realiza alterações, seja em novas embalagens, na forma de negociações, na equipe, em sua estrutura, ou até mesmo nos dados de contato, ou qualquer outra informação.

Lembra-se de sempre manter atualizado, afinal ele está disponível 24 horas por dia, para muitos consumidores o seu site será o primeiro contato com a sua marca, então certifique de atendê-lo com informações úteis, válidas e corretas, para assim obter uma boa oportunidade de negócio.

 

Conclusão

Seguindo cada um dos passos acima, com certeza você terá sucesso na criação do site profissional para sua empresa, ou na reestruturação dele.

Alguns pontos parecem óbvios, como por exemplo, de manter o conteúdo atualizado, mas muitas se esquecem, e perdem oportunidades de negócios todos os dias, outros não param para pensar nas seções que o site deve ter, e quando já está sendo produzido, precisam alterar o escopo do projeto, resultando em gastos extras não previstos.

Esperamos que com esse artigo possamos minimizar os prejuízos e garantir o sucesso no mundo on-line.

Resumindo em tópicos

1 – Defina o objetivo
2 – Identifique a persona
3 – Opte por um site responsivo
4 – Liste as seções do seu site
5 – Escreva o conteúdo de cada seção
6 – Determine quem será o responsável pelo desenvolvimento do site
7 – Registre seu próprio domínio
8 – Escolha o servidor que irá hospedar o seu site
9 – Monitore as visitas de seu site
10 – Divulgue o seu site
11 – Mantenha sempre atualização

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Sobre o autor

Douglas Hideki Matsudo

Brasileiro, bacharel em comunicação social, tecnólogo em desenvolvimento de aplicações para internet e especializado em consultoria e tecnologia WEB, experiência com SEO, SEM e Marketing Digital e Redes Sociais, gosta de dança de salão, corrida e natação. Perfil no Google+

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