Como podemos ver no gráfico abaixo, com base nos dados do StatCounter, o navegador Google Chrome, com pouco mais de nove de anos de existência, é o navegador número um para a internet em todo o mundo.
O Google é muitas vezes referido como “a empresa de pesquisa”. No entanto, a pesquisa não é a única área em que o Google se destaca.
Grande parte desse sucesso vem da distribuição gratuita do sistema operacional Android, o sistema mais popular utilizado pelos dispositivos móveis.
Somado a péssima experiência do navegador nativo do Windows, o Microsoft Internet Explorer, que tem frustrado os usuários e os desenvolvedores nos últimos anos, com a falta de atualizações, qualidade e usabilidade.
Google Chrome líder absoluto
Entre os dispositivos móveis o Google Chrome tem sua larga liderança com 47,3%, seguindo pelo Safari, enquanto no uso via desktop o Chrome se consolida com 63,2%, diante do Firefox com 14% e em terceiro o Internet Explorer da Microsoft com 9,3%.
No geral o Google Chrome se apresenta com 53,9%, seguido por 14,4% do Safari e por fim 8,6% da UC Browser.
Todos os número foram baseados em junho de 2017.
Todos esses esforços do Google irão valer a pena, uma vez que a empresa pretende implementar um filtro de anúncios em seu navegador, que segundo a companhia irá bloquear o pior dos piores anúncios, mas que talvez tenha pouco efeito diante dos anúncios comercializado pela plataforma do Adwords, que faz parte da mesma empresa.
Fonte: Chrome Is the Number 1 Browser in the World