Atualmente o uso do protocolo HTTPS está sendo considerado comum, mesmo em sites mais simples. O Google já ciente disso, anunciou que irá realizar uma alteração em seu navegador na versão 69 do Google Chrome a palavra “seguro”, localizado ao lado do protocolo https:// localizado na barra de endereço será retirado. E na versão 70, que está previsto para outubro será incluído a palavra “Não é seguro” para os sites que utilizarem o protocolo “http://”.
Segundo a Google “”os usuários devem esperar que a web seja segura por padrão”, por isso vai realizar a mudança e dar um empurrãozinho para que todos os sites busquem o novo protocolo, caso contrário será mais um item para ampliar a rejeição em seu site.
Qual a vantagem em utilizar sites com protocolo “HTTPS”, em termos técnicos o protocolo garante a seguinte segurança a integridade, confidencialidade e autenticação.
- Integridade: garante que as mensagens não foram alteradas;
- Confidencialidade: a mensagem será lida apenas pelo destinatário real;
- Autenticação: comprovação de que o servidor é realmente o servidor esperado.
Já em termo de usabilidade, o protocolo “https”, faz com que os usuários continuem a sua navegação por se sentir mais seguros, e sem a comunicação de alertas que alguns navegadores mostram quando a falta do “https”, ou pela faltar da cadeado na barra de endereço, são pontos simples que podem afastar o visitante do seu site e você perder oportunidades de negócios.
Com relação a otimização de site (SEO), o protocolo “https”, faz com que o seu site ganhem pontos positivos em termos de relevância, para quando os buscadores determinar o seu posicionamento na página de resultado de busca, mas claro que vale lembrar que não é o único, afinal para o Google são mais de 200 fatores que determinam o seu posicionamento.
Mas afinal todo site “https” é seguro mesmo?
A resposta é definitivamente não! Muitos cibercriminosos já colocam no ar sites com o protocolo HTTPS que têm a capacidade de roubar senhas e informações de usuários. O que isso significa? Não clique em links desconhecidos, principalmente se forem enviados para você, e não confie 100% em sites com o cadeado verde na barra de link.
A melhor forma de se proteger é visitar somente sites confiáveis, por exemplo, visite o site do seu banco diretamente, abre o navegador e digite o endereço e não clicando em links que vem por e-mail ou mensagens. Outras atitudes que ajudam na sua segurança é criar senha difíceis de serem quebrados a força bruta, ou ter um anti-vírus e firewall instalado e atualizado, atualize sempre seu sistema operacional e navegador, todas essas atitudes colaboram para minimizar os riscos de ter seus dados subtraídos por criminosos virtuais.
Fonte: Evolving Chrome’s security indicators