
Antes de entrar em pânico, precisamos identificar se seu site foi realmente punido.
Existem dois tipos de penalizações pelo Google: a manual e a automática.
Na punição manual, você recebe um comunicado com os motivos da penalização, o próprio colaborador do Google que realiza essa ação individual.
Já na punição automática, o robô do Google varrer todo o conteúdo online e de acordo com as suas diretrizes, com essa ação coletiva, ele qualifica as páginas e até mesmo o site, neste caso o robô nem sempre irá comunicar a razão e quando o seu site sofreu uma punição, ele somente aplica.
Para não ser pego desprevenido, monitore o seu site, utilize as plataformas de análise de métricas, como o Google Analytics e o Google Webmaster Tool. Com essas ferramentas você consegue identificar as quedas bruscas de visitas e posicionamento nos resultados de pesquisas.
Se você analisa com frequência as visitas, certamente perceberá alterações significativas quando uma punição acontecer.
3 maneiras simples para reconhecer se seu site ou página foi penalizado
- alertas no Google Webmaster Tools;
- declínio brusco da colocação nas SERPs (páginas de resultados do buscador);
- dificuldades em indexar páginas nos resultados da busca.
Vamos aprofundar a investigação, continue lendo esse artigo para analisar se há ou não uma penalização.
Como verificar se meu site sumiu do Google, será que fui penalizado?
Vamos iniciar a nossa investigação, siga os passos abaixo para verificar se há ou não uma penalização.
Passo 1 – Pesquise no Google
Acesse o Google, digite no campo de pesquisa, conforme escrito abaixo, claro que substituindo para o seu domínio.
“site:seu_dominio.com.br”
Se o seu site aparecer, significa que ele não foi banido, primeira boa notícia.
Entretanto, se seu site não aparece no resultado, existem duas possibilidades:
- pode ser que tenha sido removido pelo robô do Google, uma penalização grave,
- ou seu site foi desindexado manualmente devido algum código inserido propositalmente ou por acidente, não foi uma penalização, basta remover a opções de desindexação.
Agora realize uma nova busca somente com o seu domínio, como abaixo:
“seu_dominio.com.br”
Se alguma página do seu site aparecer, mesmo que abaixo de outras páginas como por exemplo das redes sociais, significa que pode ter ocorrido uma punição de menor gravidade, de qualquer forma terá que corrigir para não ser banido.
Passo 2 – Verifique no Google Webmaster Tool
Analise se não existe outros motivos para causa na queda da indexação, verifique na aba “Rastreamento” -> “Erros de Rastreamento“, essa ferramenta informação um diagnostico mais preciso sobre possíveis falhas, problemas de segurança, erros rastreamentos do site.
Corrija os erros apresentados, alguns erros podem ser muito técnico (robots.txt, sitemaps, etc), busque um profissional de confiança para realizar esses acertos, pois possivelmente prejudicam não somente o seu site, mas também os seus usuários.
Passo 3 – Verifique as principais palavras-chave
Nesta fase, verifique se as suas principais palavras-chaves do site negócio, ou melhor as palavras-chaves que mais geram tráfego, continuam bem posicionado como anteriormente.
Para isso pesquise em uma janela anônima do seu navegador. Se existir uma diferença muito grande da posição atual com a anterior, isso é sinal que houve uma punição para essa determinada página ou que a relevância para esse termo caiu e que você deve trabalhar nesse conteúdo.
Neste ponto você deve ter entendido que as penalizações podem ser para uma site inteiro, assim com pode ser para páginas específicas.
Realmente, fui penalizado pelo Google, o que fazer?
Se o seu site foi punido? Muita calma, não precisa se desesperar. Embora as penalizações sejam severas, existem algumas maneiras para se tentar recuperar-se da queda.
Primeiramente, leia e revise as Diretrizes para Webmasters do Google, esse documento servirá como um guia de boas práticas para se posicionar bem nos mecanismos de buscas.
Fique atento e certifique-se de não usar nenhuma das técnicas de black hat. Procure reformular seu conteúdo, formate de acordo com as técnicas recomendadas. Não se esqueça de revisar a qualidade do conteúdo.
O profissional de SEO (Searching Engine Optimization), ele otimiza o conteúdo para buscadores, mas conteúdo que seja útil para o usuário, não meramente para o robô, foque no usuário.
Por isso reveja seu conteúdo, eles são úteis? Os links que você colocou nas páginas irão beneficiar o usuário? A formatação do texto colabora para se ter uma fácil da leitura e compreensão, não existe elementos que atrapalhem o acesso a informação, como por exemplo banner em local inapropriado?
Após a revisão e correção de todo o site, a solução
Somente após de alteradas e realizado as correções das possíveis falhas, no seu site, você precisa entrar com um pedido de reconsideração no Google, no caso de punições manuais.
Já se seu problema foi uma punição automática, você precisará ter paciência, pois o robô do Google precisará indexar e identificar as correções para voltar a posicionar melhor as suas páginas.
Qualquer site está sujeito a penalizações, até mesmo os grandes portais e sites comerciais, por isso sempre foque no conteúdo bom para o usuário.