Oportunidade de negócio para o Facebook conquistar mais alguns bilhões de dólares, a Procter & Gamble criou e-commerce dentro do Facebook, o Social Commerce ganhando mais força, esse é um grande passo para que Mark Zuckerberg continue crescendo não só em números de usuários mais também com o comércio de produtos e serviços dentro da sua rede social.
A P&G firmou uma joint venture com a PFSWeb, uma empresa B2B que trabalha com plataformas de comércio eletrônico. As lojas virtuais produzidas foram para as marcas: Tide, Gillette, Olay, Gain, CoverGirl, Luvs e Febreze.
Apesar de algumas pesquisas mostrarem que o Facebook tem pouca influência na decisão de compra, pois apenas 1% dos usuários costumam perguntar ou consultar seus amigos do Facebook quando vão comprar um produto ou contratar um serviço. O investimento em f-commerce promete ser uma boa opção para as empresas encontrar seus consumidores, afinal nos EUA mais de 90% da população com menos de 50 anos estão no Facebook e aliado a uma marca forte como a P&G tende ser uma modalidade que possa trazer grandes frutos para as companhias.
Mas o fato de ter uma loja virtual dentro do Facebook, não é garantia de sucesso, pois manter outra loja no próprio domínio não agrega muito valor, afinal a conveniência de não ter que sair de um ambiente familiar como o Facebook para comprar, não parece ser um benefício adicional, a duplicidade de conteúdo, com a mesma política de preço para ambos os canais só aumentam o custo de manutenção, pelo menos é o que acredito no momento, posso estar enganado.
Na minha opinião é necessária estratégia diferente para ambas as lojas, afinal o público do Facebook já está conhecem e gostam da marca, diferente aqueles que não a seguem, é necessário um fator importante chamada exclusividade, a informação de primeira mão, preços diferenciados, algo que diferencie, trabalho para os profissionais de comunicação. Vamos ficar antenados para ver os resultados dessas ações, já que por enquanto tudo isso está ocorrendo na terra do Tio Sam.
Fonte: P&G Launch 6 New Facebook Stores: “Live Learning Labs”