Milhares de aplicativos estão à disposição dos usuários. E muitos, inclusive, oferecendo serviços semelhantes. Então, não basta ter um produto de qualidade é preciso aparecer e convencer as pessoas a usá-lo.
Segundo a Bloomberg em outubro de 2012 as app stores mais acessadas do mundo, iTunes e Google Play atingiram cerca de 700 mil aplicativos cada uma, e segundo a empresa Adevem, a Apple deve acrescentar em sua app store em 2013 mais 435 mil aplicativos, enquanto a Google Play deve alcançar 1.000.000 de aplicativos em até julho de 2013 segundo o site Mobile Expert.
Já as app stores da Nokia (OVI Store), Microsoft (Windows Phone Marketplace) e Blackberry (BB App World) correm por fora para aumentar não só o número de aplicativos em suas lojas como trazer cada vez mais soluções que sejam importantes para seu público.
De acordo com a Nielsen, 85% dos brasileiros utilizam SMS, 75% utilizam redes sociais e 74% utilizam aplicativos em geral.
Já a ABI Research (março de 2013) prevê que 56 bilhões de downloads de aplicativos de smartphones serão baixados em 2013. Se dividirmos por sistema operacional: 58% vai ser por Google Android, 33% por Apple iOS, 4% por Microsoft Windows Phone e 3% por meio de BlackBerry.
Dicas essenciais para fazer o seu aplicativo aparecer
Quando consideremos esta montanha de números e olhamos para nosso aplicativo, imaginamos como nos destacar entre os inúmeros apps.
Checklist para App Store Marketing
- A primeira solução é iniciar um plano de App Store Marketing;
- Feito isso, é preciso desenvolver soluções de otimização dos seus aplicativos (App Store Optimization), para que ele seja encontrado nas app stores;
- Criar releases sobre seu app é uma prática que vai permitir um número maior de downloads e compra dos seus aplicativos;
- Responder aos comentários e críticas das app store e também chamar o usuário para comentar e interagir na página do aplicativo que vai ajudá-lo muito na sua estratégia de App Store Optimization.
- Enfim, além de ter um excelente aplicativo é preciso pensar de divulgação e interação, pois hoje, as recomendações dos usuários e as discussões positivas têm grande peso no sucesso de um produto.
Fontes:
- http://www.businessweek.com/news/2012-10-29/google-says-700-000-applications-available-for-android-devices
- http://mobilexpert.com.br/mercado-telecom/materias/1895/google-play-atingira-1-milhao-de-apps-disponiveis-em-2013
- http://www.portioresearch.com/en/blog/2013/fast-growth-of-apps-user-base-in-booming-asia-pacific-market.aspx
- http://www.abiresearch.com/press/android-will-account-for-58-of-smartphone-app-down
Texto original: [Webinsider]